17 de jun. de 2006

Quem tem medo de Dakota Fanning?

Você pode não estar ligando o nome à pessoa, mas certamente já viu esse rostinho em algum filme recente. Parece que Hollywood não tem outra atriz infantil. E não precisa ser nem em papel feminino. Se o protagonista da história for um garoto, muda-se todo o roteiro (como foi o caso de Dreamer, baseado em história real). Afinal, ela é a estrela da vez.
Parece mentira, mas desde que Dakota estreou nos cinemas, em 2001, seus filmes tiveram (somados) bilheterias maiores do que produções de Julia Roberts, Sandra Bullock e Nicole Kidman no mesmo período.
Aos doze anos de idade, a atriz infantil já tem currículo suficiente para receber um prêmio pelo “conjunto da obra”! Veja só. Até o final de 2005, Dakota estrelou três grandes filmes no ano (Guerra dos Mundos, O Amigo Oculto e – ainda a estrear aqui no Brasil, em outubro, Dreamer: Inspired by a True Story). Isso sem contarmos uma fita independente menor dela, Nine Lives.
Já atuou com Tom Cruise, Robert De Niro, Sean Penn, Michelle Pfeiffer e Denzel Washington. Kurt Russel chegou afirmar que era a melhor atriz com quem já havia trabalhado em toda a carreira. Mais até do que Meryl Streep.
Pode ser um exagero, mas mostra parte do prestígio que a garota prodígio tem em Hollywood.
Há quem diga que ela parece um adulto em corpo de criança, que não cresce nunca, e os que têm medo dela (é, isso mesmo, existe uma comunidade no Orkut com esse nome, além de outras 30 de fãs dela).
Havia rumores até para que ela fosse indicada ao Oscar em 2006 por sua atuação em Guerra dos Mundos, de Steven Spielberg. Pra quem foi a atriz mais nova a ser indicada ao prêmio do Sindicato dos Atores (SAG), até que não é de se espantar.
Agora para 2006, Dakota já finalizou as filmagens de mais um provável sucesso de bilheteria: a adaptação para o cinema do livro infantil “Charlotte's Web”, de E.B. White (conhecido no Brasil em desenho animado, como A Menina e o Porquinho). E tem mais – há algum tempo fala-se no nome dela para uma tão esperada versão de Alice no País das Maravilhas.
Em entrevista a Entertainment Weekly, seu agente revela que já estuda papéis para quando ela tiver 16, 17 anos. Mesmo que o futuro de atores infantis recentes não tenha sido tão promissor (vide exemplos recentes como Macaulay Culkin de Esqueceram de Mim e Haley Joel Osment, de O Sexto Sentido).
Talvez esse não seja o caso de Dakota, que demonstra talento para ir muito adiante (apesar de alguns de seus papéis, com falas e comportamento de adulto). Mas caso ela resolva realmente se afastar para cursar a universidade de Yale, como deseja, sua irmã mais nova já está pronta para assumir a vaga. Elle Fanning, hoje com sete anos de idade, que em 2006 estará ao lado de Brad Pitt em Babel.

Filmografia: 2001: Gatos Numa Roubada (Tomcats); Uma Lição de Amor (I Am Sam). 2002: Encurralada (Trapped); Doce Lar (Sweet Home Alabama); Taken (série de TV); Hansel & Gretel (João e Maria – tradução literal). 2003: Grande Menina, Pequena Mulher (Uptown Girls); O Gato (Dr. Seuss' The Cat in the Hat). 2004: Chamas da Vingança (Man on Fire). 2005: Nine Lives (9 Vidas – tradução literal); O Amigo Oculto (Hide and Seek); Guerra dos Mundos (War of the Worlds); Dreamer: Inspired by a True Story (estréia em Outubro aqui no Brasil); Lilo & Stitch 2 (dublando a Lilo). 2006: Charlotte's Web (A Teia de Charlotte); Hounddog. 2007: Coraline (animação); The Secret Life of Bees (ainda em pré-produção).
Ps. Este texto foi feito para algum projeto da faculdade.... por isso o tom mais sério!

Um comentário:

Anônimo disse...

essa menina é uma graça né?!?

to louca pra ver o filme Charlott´s Web :)