30 de jun. de 2006

Diretor de Nove Rainhas morre no Brasil

da Folha Online: “O cineasta argentino Fabián Bielinsky, 47, diretor de Nove Rainhas (2000), morreu ontem (28) à noite no quarto de um hotel na capital paulista. Ele sofreu um ataque cardíaco. O diretor estava no Brasil escolhendo atores para atuar em comerciais. De acordo com a embaixada argentina no Brasil, Bielinsky havia se hospedado no hotel Marriot. Ele estava sozinho no quarto, que estava trancado por dentro. Os funcionários do estabelecimento tiveram de arrombar a porta do quarto.”

Fiquei chateado. Se ele morreu por um enfarto natural ou por conseqüências de (sei lá se era usuário ou não) de uso contínuo de drogas, o problema foi dele. É que as circunstâncias me pareceram estranhas. Me lembrou (ainda que não tenha absolutamente nada a ver) a morte também precoce de Ted Demme (1963-2002 – causa mortis: accidental cocaine induced thrombotic heart attack).
Pena que o azar acaba sendo de todos nós, que perdemos a oportunidade de conferir novos filmes desse talentoso e até então promissor cineasta argentino.
Seu filme de estréia, Nove Rainhas (), coloco entre minhas comédias favoritas. Acho impagável as artimanhas, a malemolencia e a malandragem de Ricardo Darin e seu comparsa, que lembram e muito a ginga e safadeza brasileiras.
Infelizmente difícil de achar em DVD por aqui, foi lançado muito mal pela Buena Vista. Mas vale garimpar e assisti-lo. Mais do que divertido, é prazeroso!
Fica aqui então, o registro da morte de Fabián Bielinsky (1959-2006).

Ps. Não assistam, sob hipótese alguma, a refilmagem americana Criminal (2004), com Diego Luna, John C. Reilly e Maggie Gyllenhaal. Além de extremamente infeliz e completamente sem graça, ainda irá estragar a surpresa do desfecho final (caso você realmente esteja a fim de ver o original argentino).

Nenhum comentário: