7 de jun. de 2006

O Código Da Vinci

Da série “Antes tarde do que nunca” – parte 1.

Ainda que em versão reduzida, aqui vai a minha crítica do Código da Vinci.

– A Bíblia não chegou por fax do céu. A Bíblia é um produto do homem, não de Deus. Não caiu magicamente das nuvens. O homem a criou como relato histórico de uma época conturbada, e ela se desenvolveu através de incontáveis traduções, acréscimos e revisões. A história jamais teve uma versão definitiva do livro.

Quer um conselho? De verdade? Se você teve o dom de não ser engolido pelo fenômeno criado por Dan Brown, e até agora ainda não foi ver o filme, não vá. Quem esperou até agora, espera mais um pouco. Mas não deixe de ler o livro, este sim é Classe A! O best-seller escrito por Dan Brown (sim, eu sei, ele copiou as idéias de outras obras/pessoas), é prazeroso de se ler. Página a página você vai se envolvendo em uma perseguição sem fim pelas ruas de Paris, entremeada por revelações bombásticas que mudariam o curso da humanidade.
Confesso que pra mim, essa história de Cálice Sagrado, Maria Madalena e Priorato de Sião, não era nenhuma novidade. Já tinha lido a respeito no livro do Edson Aran, Conspirações – Tudo o que não Querem que Você Saiba, de 2003. Mas ainda assim, fiquei fascinado pelo livro de Dan Brown, que nos dá uma série de argumentos e referencias de deixar a gente de boca aberta.
Ao misturar elementos verídicos, fatos históricos misteriosos e deduções lógicas, fiquei tão envolvido durante a leitura que cheguei a acreditar que tudo aquilo era verdade, e que havia uma grande conspiração mundial para proteger o Sangreal. Também li revistas e assisti a documentários que desmentiam os eventos dessa história toda. Mas achei broxante demais! A verdade de Dan Brown é mais legal!
Não me canso de dizer que livro é livro, filme é filme, assim como quadrinhos e vídeo-games são todos diferentes, plataformas distintas, e não se pode comparar alhos com bugalhos. E não me venham com esse papo de que todo livro é melhor do que o filme porque não é não. Tenho vários exemplos pra citar e de filmes recentes.
Mas um blockbuster como esse, deveria ao menos ter alguma aventura, deixar o espectador grudado na poltrona (recomendo um filme do mesmo estilo, mas muito mais divertido A Lenda do Tesouro Perdido/ National Treasure, com Nicolas Cage e a lindíssima Diane Kruger).
Queria que, pelo menos, o filme reprisasse o prazer da boa leitura. Que nos fizesse lembrar a cada etapa, daquele detalhe saboroso que a história escondeu ao longo de dois mil anos.
Quem não leu pode até ter entendido o mote principal do filme. Mas a graça do livro não era essa. Não é o X do mapa, mas como ele o decifrou para chegar nesse X.
Sem falar nas modificações feitas na trama, algumas compreensíveis (como apenas um criptex), e outras extremamente discutíveis, como a biblioteca do final, a relação entre Sophie e Jacques Sauniere, mas a pior mesmo, tirada da cartola, foi o celular com google dentro do ônibus.
Não vejo problemas com o cabelo do Tom Hanks (tem tanta gente pior no mundo!). O resto do elenco também me pareceu perfeitamente escalado. Ótimas escolhas, todos corretos. Mesmo o filme não permitindo grandes saltos de interpretação, Paul Bettany dá um olhar perturbado ao albino Silas, bem bacana.
Mas quem disse que Ron Howard era um bom diretor? Pois é...


Nenhum comentário: